Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CONSELHOS ÚTEIS PARA LIDAR COM O MICROONDAS

Em nenhuma hipótese coloque copo com água pra ferver no microondas,porque ao retirar o copo do micro poderá criar bolhas e correrá o risco de provocar queimaduras. Nunca aqueça no microondas alimentos embalados em vidro totalmente fechados. Nunca limpe seu microondas com produtos inflamáveis Nunca cozinhe ovos com casca( nem sem casca mesmo cozidos ) Nunca ligue o forno do microondas quando o mesmo estiver vazio. Nunca faça frituras no microondas. Nunca estoure milho de pipoca comum.Utilize somente os apropriados para microondas.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fantástico Ensina Como Emagrecer Dormindo


Emagrecer, ficar em forma, não é apenas uma questão de vaidade, é também uma questão de saúde.
Os dados divulgados quinta-feira passada (19) pelo Ministério da Saúde são alarmantes: 43% dos brasileiros que moram nas capitais estão com sobrepeso. Ou seja, gordos.

Consequentemente, o número de mortes por diabetes, doença relacionada à obesidade, aumentou.

Agora vem a boa notícia: pesquisadores na Inglaterra montaram um manual prático e muito simples para emagrecer sem passar fome. São dez dicas e todas comprovadas cientificamente.
Lápis e papel na mão? Então vamos lá!

Todo mundo sabe que tipo de comida engorda e mesmo assim, 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de obesidade. Deixou de ser uma questão de vaidade. Virou epidemia.
Pesquisadores britânicos vão mostrar agora o que realmente funciona na hora de perder peso.

Dica 1: nunca pule uma refeição
Ao contrário do que se pensa, pular refeições engorda! E você vai saber por quê.
Michael é jornalista e aceitou participar de uma experiência para mostrar o que acontece no cérebro quando pulamos uma refeição.
No primeiro dia, ele tomou um bom café da manhã e depois fez um exame de ressonância magnética funcional. Dentro do aparelho, mostraram a Michael imagens de legumes e saladas e de comidas bem calóricas, como doces e batatas fritas. Como Michael estava satisfeito, o cérebro dele não deu a menor bola pro que viu.
Na manhã seguinte, o jornalista fez o mesmo exame, só que em jejum. Na hora da salada, uma área do cérebro dele esboçou uma leve reação, mas quando viu doces cheios de açúcar, aqueles que destroem qualquer dieta, a mesma região do cérebro foi à loucura.
Tudo isso é culpa de um hormônio: a grelina.
Quando pulamos uma refeição e nosso estomâgo fica vazio, a grelina manda para o cérebro mensagens urgentes do tipo: ’emergência, estamos a zero! Consiga toda a comida que puder‘!
Nosso cérebro então, muito obediente, manda a gente atacar tentações bem calóricas para recompensar nosso “pobre” estômago vazio. Pronto, a dieta foi por água abaixo!
Então, já sabe. Nunca, jamais, em hipótese alguma, pule uma refeição.
E por falar em refeições, vamos para a dica número 2. Tão simples que parece provocação, mas funciona muito bem. Palavra da ciência.

Dica 2: coma em um prato menor.
Se você trocar um prato com 30 centímetros de diâmetro por um de 25 centímetros, você provavelmente vai comer 22% menos. Duvida? Pois um estudo comprova a teoria. Em um cinema dos Estados Unidos, metade da plateia recebeu um pacote normal de pipoca. A outra metade, um pacote gigante. As duas porções eram generosas, tanto é que a maioria das pessoas não deu conta de tudo.
Mesmo assim, quem ficou com os pacotes maiores comeu 45% a mais do que os outros. Eles simplesmente não conseguiram parar de comer mesmo quando ficaram satisfeitos.
Dica 3: conte as calorias.
Para tudo o que você gosta de comer ou beber, existe uma versão light. Prefira um cafezinho, que tem só 10 calorias em vez daquele cappuccino, que tem 100. Uma salada com frango grelhado tem 250 calorias. Uma com mussarela de búfala, torradinhas e molho cremoso, sobe pra 450 calorias.
Quer comer pizza? Peça uma fininha, de queijo com tomate e já serão 850 calorias. Agora, se você for chutar o balde com uma pizza de calabresa, serão mais de 1400 calorias. Sem falar na culpa!
Mas o que dizer daqueles gordinhos que estão sempre comendo coisas saudáveis e mesmo assim não emagrecem? Pois é, alguns gordinhos só comem coisas saudáveis e mesmo assim não emagrecem de jeito nenhum.
Debbie, por exemplo, nunca come frituras, massas ou doces e, mesmo assim, está muito acima do peso. Para ela, só tem uma explicação: o metabolismo dela é lento.
Será? Médicos avaliaram o índice metabólico de Debbie, ou seja, quantas calorias o organismo dela queima para se manter vivo. Quarenta minutos depois de fazer um teste permanecendo deitada, veio a surpresa. O metabolismo de Debbie é absolutamente normal. Então por que ela não emagrece? Cientistas decidiram investigar o caso da atriz.
Durante cinco dias, Debbie se dispôs a fazer um diário de tudo o que come e vai ter que tomar todo os dias um líquido que permite medir quantas calorias Debbie comeu e quantas queimou. Sai tudo no xixi.
A atriz prometeu contar tudo o que comia, tim-tim por tim-tim. Com uma câmera de video, Debbie relatou comer pouco mais de mil calorias por dia. Só que os exames de urina deram um resultado bem diferente: três mil calorias diárias! Debbie simplesmente esqueceu de contar dois terços do que comeu.
E isso não é coisa de gordinho, não! Estudos mostram que todo mundo esquece metade do que de fato come.
Então, vamos à próxima dica:
Dica 4: pare de culpar seu metabolismo e preste muita atenção no que você está comendo!Uma salada de frutas grande, por exemplo, é supersaudável, mas tem caloria à beça.
Agora, vamos aprender a usar o metabolismo a nosso favor!

Dica 5: capriche na proteína.
Carnes magras, feijão, ovos e peixes dão uma sensação maior de saciedade. Bastam 10% a mais proteína no seu café da manhã e você vai comer menos no almoço.
Especialistas em nutrição fizeram um teste com três operários de tipos físicos e metabolismos semelhantes. Antes do trabalho, cada um tomou um café da manhã com o mesmo número de calorias, mas muito diferentes.
Mick comeu mais carboidratos, nutrientes que estão nos pães, massas e batatas. Já o café da manhã de Willy tinha mais gordura. E o de Charlie, mais proteína, como ovos e presunto magro.
Quatro horas depois, eles almoçaram. Chalie, que comeu mais proteínas, quase não sentiu fome. Comeu muito menos do que os colegas.
Isso acontece porque, de todos os nutrientes, a proteína é a que mais libera um hormônio precioso para quem quer emagrecer. O hormônio da saciedade.

Dica 6: aposte nas sopas.
A dica número seis prova que existe um outro jeito bem simples de seguir com sua dieta sem morrer de fome: sopa!
Pesquisadores fizeram um teste revelador com duas equipes de recrutas do Exército inglês. A equipe amarela comeu no almoço uma boa porção de frango, legumes e arroz, com um copo de água para acompanhar. A equipe vermelha comeu exatamente a mesma coisa, mas tudo batido no liquidificador. Uma sopa bem consistente.
Depois do almoço, o volume de comida no estômago dos recrutas foi medido com um aparelho de ultrassom. Duas horas depois, os recrutas que almoçaram o frango sólido tinham bem menos comida no estômago e começavam a sentir fome. Já a equipe vermelha, que tomou sopa, ainda estava de barriga cheia.
Isso acontece porque, quando comemos alimentos sólidos acompanhados de líquidos, como água ou sucos, esses líquidos logo seguem pelo sistema digestivo, e o volume no estômago fica menor. Por isso, a comida é processada mais rapidamente pelo organismo. Já uma sopa bem grossa, batida, demora mais para ser digerida. Você fica satisfeito por muito mais tempo. Então, aposte nas sopas!

Dica 7: evite comer de tudo um pouco, faça escolhas.
Pastilhas de chocolate coloridas, por exemplo, fazem muito mais sucesso do que as de uma cor só. Quando estamos em um restaurante a quilo, o excesso de opções é uma tentação, e acabamos exagerando um pouquinho.
Estudos mostram que, quando a oferta é grande, chegamos a comer 30% a mais. Então, já sabe: variedade exagerada é inimiga da dieta.

Dica 8: laticínios podem ajudar você a eliminar gordura.
Agora, os amigos da dieta! A gordura e o cálcio são, então, eliminados nas fezes. Novas pesquisas mostram que o cálcio que está nos queijos, iogurtes e leite cola nas moléculas de gordura presentes no que acabamos de comer. A combinação vira uma espécie de sabão, que o intestino delgado não consegue absorver. Essa gordura segue, então, seu caminho e vai parar no vaso sanitário.
Mas se você quer mesmo emagrecer, esqueça os queijos gordurosos. Estamos falando de leite, coalhada e iogurte desnatados e queijos magros, como a ricota e o queijo minas.

Dica 9: você pode queimar gordura dormindo.Essa dica é animadora. Mas antes de ir correndo pra cama, saiba que isso só vai acontecer se você fizer algum tipo de exercício. O jornalista inglês Michael Mosley duvida que isso seja verdade, mas aceitou fazer um teste. Encarou a esteira em ritmo moderado. Andou nove quilômetros em uma hora e meia.
Quase morreu de cansaço. E de decepção, quando soube do resultado. Analisando o ar exalado por Michael, o pesquisador descobriu que ele tinha queimado menos de 20 gramas de gordura.
No dia seguinte, Michael voltou ao laboratório para uma segunda bateria de testes, desta vez, em repouso. E então veio a grande surpresa. Depois dos exercícios, durante o sono, o organismo de Michael eliminou outros 49 gramas de gordura, mais do que o dobro da gordura perdida na esteira.
Isso acontece porque o corpo usa diferentes combustíveis para obter energia: carboidratos e gordura. Durante os exercícios, nossos músculos geralmente preferem usar os carboidratos, porque são mais fáceis de queimar.
Então, quando terminamos de malhar, nosso estoque de carboidratos está quase zerado. Isso força o organismo a buscar outra fonte de energia dentro do corpo: gordura. Mas isso, só se você praticar exercícios regularmente e suar bastante com eles.
Se você é daqueles que jamais vai entrar em uma academia, a dica numero dez é para você.

Dica 10: faça ginástica do instante.
Amy é locutora de rádio. A maior ginástica que ela faz é levantamento de agulha de crochê. Amy fica quase o dia inteiro sentada. Faz alguma coisa na cozinha e vai para o trabalho de metrô. Exercício? Segunda que vem, sem falta! Sempre segunda que vem.
Amy aceitou fazer um novo tipo de exercício: a “ginástica do instante”. Funciona assim: no instante em que atende o celular, em vez de ficar sentada, Amy levanta e anda para lá e para cá. Quando está arrumando a casa, a todo instante Amy sobe e desce as escadas. No instante em que acaba de almoçar, em vez de bater papo sentada, ela vai tagarelando com o amigo num passeio pelo bairro. E no momento de pegar o ônibus ou o metrô, Amy desce uma estação antes ou depois, só para andar um pouquinho mais. Não fica parada na escada rolante e nem mesmo na hora de falar com seus ouvintes.
Resultado: com essas pequenas mudanças, Amy passou a queimar 240 calorias a mais por dia. Se fizesse assim durante um ano todo, perderia até 12 quilos.

Aproveite as dicas! Sua saúde agradece!

Fonte: fantastico.globo.com

domingo, 24 de janeiro de 2010

Você ja reparou o que faz um Gato?


Ele espreguiça, alonga e boceja. Na realidade ele está SEMPRE fazendo ginástica em intervalos regulares.

Assim, a cada hora, levante-se e tente se espreguiçar, esticando os braços, os dedos, as unhas, como o gato faz. Não esqueça de bocejar e fazer aquela esticada.
Faça a cada hora.

Você já reparou quantos litros de água bebe diariamente? E que o bebedor deágua fica longe de seu posto de trabalho e você só se lembra de tomar águano fim do dia?
Você já reparou que ao olhar para o bebedouro, para uma garrafa d água,você sente sede e vontade de tomar água?
(Esta é a razão dos anúncios de refrigerantes e águas, sempre, mostrarem o produto líquido).
Coloque uma garrafa de água de plástico em sua mesa de trabalho com o seunome e a palavra gato no seu rótulo.
Enche-a de água toda a vez que ela estiver vazia.
Você vai perceber que ao olhar para a garrafa, sentirá sede e, beberá água, com freqüência, proporcionando ao seu corpo uma hidratação salutar,principalmente se o seu ambiente de trabalho for muito frio, com arcondicionado. Ao beber desta água, lembre-se de aproveitar para fazer aginástica do gato.

A Ginástica do Gato não levará mais do que poucos segundos e nãoatrapalhará o seu trabalho. Ao contrário, você se sentirá muito melhor aolongo do dia, ao fim do dia e ao chegar em casa.
Você estará aumentando sua produtividade, ganhando mais para sua empresa oupara o seu trabalho, e ainda, aumentando sua qualidade de vida. Vocêsentirá os efeitos já na primeira semana. Sendo assim vamos ao miau!!!

Divulgue o miau em seu ambiente de trabalho, ao seu chefe, e não esqueça domiau em casa, nos fins de semana…

O ideal é ter um fisioterapeuta ocupacional para ministrar exercícios próprios, para cada tarefa, mas na sua falta, pelo menos use o miau!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que fazer para o jantar?


Ô perguntinha para me perturbar… Isso acontece com você também? Planejar cardápios já é difícil e, muitas vezes, desafiador – ter que reunir e respeitar os gostos de todos da casa, o estoque da dispensa, etc. – imagina quando o orçamento diminui!



Na verdade, a escolha do cardápio começa nas compras. E a idéia é economizar na hora das compras no supermercado, com certeza, mas como?



Sei que muitas de nós temos nossos mercados preferidos, em geral pequenos, de bairro e com produtos maravilhosos (frescos, na maioria dos casos) e um atendimento fantástico e personalizado. A idéia aqui não é parar de freqüentá-los, e sim, optar por eles na compra daqueles produtos “especiais”, como frutas, verduras, carnes, leite e ovos.
E o grosso das compras, as latas de conserva, as massas, cereais deixamos para os grandes supermercados e redes de hipermercados, capazes de oferecer grandes descontos nos produtos e nas compras em grandes quantidades. Mas, para ter certeza de que no seu caso, a coisa funciona e que você pode mesmo fazer economia, terá que analisar suas compras e os preços praticados nos seus mercados escolhidos.



Eu fiz isso. Escolhi três (super)mercados preferidos. Os critérios?
Melhor localização – aquele onde posso ir a pé com meu carrinho e fazer aquelas compras rápidas, necessárias e urgentes ou ir de carro (ou de táxi) e fazer aquelas compras maiores, mais pesadas e duradouras.
Meus produtos – fiz uma lista dos produtos (e marcas) que compro com mais freqüência e onde achá-los exatamente. Ao lado, marquei o preço praticado (em média) nos vários locais. Percebi que a maioria dos produtos de marca que eu comprava poderia ser “substituída” por produtos da marca da rede de supermercados com igual qualidade e preço BEM reduzido. Assim, o fiz. O resultado disso, eu percebi na nota fiscal. Bem menor!
Melhor preço – Com a troca dos produtos de marca pelos produtos da marca da rede de supermercados, a economia já apareceu. A partir daí, as economias viriam de outras estratégias utilizadas sempre freqüentando os mesmos supermercados e mercados menores.



Faça o mesmo. Vai levar mais que cinco minutos, eu sei, vai exigir também uma visitinha mais atenta aos mercados escolhidos e um belo passeio pela sua cozinha e dispensa. Mas, em tempos de crise e de economias forçadas (e necessárias) para todos, acho que pode valer muito à pena.



O que você faz para economizar nas compras?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como Reagimos ao Parar de Fumar?


20 minutos – Pressão arterial e freqüência cardíaca voltam ao normal.

8 horas - (CO) e (O2) voltam ao normal.

24 horas – Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio.

48 horas – Terminações nervosas começam a se regenerar.72 horas – Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar.

2 a 3 meses - Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar toma-se mais fácil).

1 a 9 meses – Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física.

1 ano - O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual.

5 anos – A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar – é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também.

10 anos - A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tomar banho depois de comer faz mal?


Na verdade, não é indicado tomar banho de imersão, frio, depois das refeições. Durante a digestão, a circulação sangüínea na região do aparelho digestivo é mais intensa, visando absorver os nutrientes do bolo alimentar.

Se tomamos banho de imersão, tipo numa piscina, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. É o mesmo efeito de correr ou praticar outro exercício físico que aumenta os batimentos cardíacos depois de comer, por isso temos a famosa congestão.

Não, não faz mal… Banho no chuveiro não, mas se for um banho de piscina, praia ou até mesmo uma banheira faz sim...
Se você cobre todo o seu corpo de água, o sangue que está concentrado trabalhando na sua digestão, tende a diminuir os pulsos e dai você sabe né?! Já o banho de chuveiro não faz, pois a água está correndo e não comprimindo a tua respiração como a agua de uma piscina, por exemplo.

O único risco do banho de chuveiro é o choque térmico, por exemplo, entra com o corpo quente debaixo de água fria, do mesmo jeito pode acontecer na piscina…Certas coisas que fazem mal se vc fizer depois de comer são sexo, corrida e etc.

Ja outros pensam…

Respondendo tua pergunta:
Tomar banho frio ou entrar numa piscina depois de ter comido não oferece riscos. O que não se deve fazer é qualquer tipo de exercício físico intenso, como nadar ou surfar. Isso desvia o sangue do estômago para os músculos que estão trabalhando. Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e o intestino a fim de realizar uma digestão adequada. Ao praticar esportes depois de comer, a pessoa fica com dificuldades na digestão e acaba passando mal (enjôo, suor frio e tontura). Tomar banhos longos e quentes dilata os vasos sangüíneos da pele e também acaba desviando o sangue do estômago.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Pequenas dicas de economia

Você sabia que 25% da energia doméstica, nas regiões frias, é usada para aquecer água?

Justamente por isso, devemos estar mais atentos ao nosso aquecedor de água em casa.

Para economizar água (quente, inclusive), quando lavar seus pratos à mão, encha sua pia d’água ao invés de deixar a água corrente.

Diminua a temperatura do aquecedor e veja se essa mudança é aceitável na sua vida doméstica. A variação de apenas um grau muda consideravelmente o consumo de energia para uma casa inteira e pode não ser uma mudança tão significativa para o uso.
Se a mudança não lhe afetar negativamente, tente diminuir um pouco mais. Veja seus limites!

Tente sempre encher sua máquina de lavar (seja a de roupa ou a de louça) – você fará menos lavagens e usará menos água e sabão, em ambos os casos.

Quanto à roupa, leia bem as etiquetas, pois nem todas as roupas “precisam” ser lavadas em água quente.

Se o aquecedor da sua casa é antigo, faça uma revisão para ter certeza de que ele está funcionando de modo eficaz.

Ainda, uma boa idéia pode ser cobrir o reservatório com um “envelope térmico” (peça conselhos a um especialista), pois é um bom meio de economizar nos gastos com o aquecimento de água, em áreas mais frias, onde o banho é inevitavelmente quente/ morno.
Você vai viajar? Sair de férias? Diminua ao máximo a temperatura do aquecedor, desligue os aparelhos que ficam em stand by e viaje tranqüilo– sua conta de energia não estará nas alturas quando você voltar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fazendo a limpeza da primavera!


A primavera chegou! Pode ser que no Brasil as pessoas não valorizem tanto a chegada da primavera (inclusive em momento diferente do nosso aqui), mas para quem mora num país com quatro estações bem definidas, isso é motivo de grandes comemorações!

Além de ser a chegada do clima mais agradável e das flores, é também a época que nos inspira novos ares, renovação. Isso significa levantar, sacodir a poeira (e a inhaca) do inverno (mais que prolongado e chato na Terra do Gelo) e deixar nossas casinhas com melhores aspectos e outros odores. O doce ar de primavera tem que entrar e inundar todos os cômodos da casa! Mas, se só de pensar em limpeza profunda, você fica nervosa, ansiosa, tem palpitações e outros ataques, relaxe… Basta dividir essa trabalheira toda em pequenas tarefas facilmente realizáveis e que necessitem apenas alguns minutos (ou horinhas) para serem feitas.

Comece se organizando. Elimine aquelas coisas que você saiu enfurnando (enfiando, escondendo) nos cantinhos e brechinhas no fundo dos armários, espalhados pela casa e se livre de tudo que não serve ou não funciona mais. Em seguida, pegue os produtos de limpeza e… mãos à obra!

1. Em suas marcas… preparar..
Estar de bom humor ou com ânimo de fazer limpeza pode diminuir a tarefa pela metade. Esteja bem descansada e em forma. Coloque roupas confortáveis e ligue o som com suas músicas preferidas para tocar. Assim, você já vai agitando…

2. Apontar…
Quando escolher a tarefa do dia, reúna todos os ítens e produtos de limpeza necessários. Coloque tudo numa cesta bem grande e fácil de transportar, afinal você vai perambular pela casa toda com isso!

O ideal é usar uma daquelas cestas de roupa porque assim você vai organizando as coisas, de pouquinho em pouquinho. Pega uma coisa aqui, outra ali, e conforme vai mudando de cômodo, vai colocando “cada coisa em seu canto, cada coisa em seu lugar”- como diz a minha Mama.

3. Fogo!

- Limpe cada cômodo de forma circular, começando pela porta. Assim, você não esquece nada;

- Trabalhe de cima para baixo, começando pelos cantos de parede no alto, terminando pela sujeira e poeira acumulada embaixo;

- Transporte com você um saco de lixo para coletar todas as inutilidades (e o lixo também), conforme for limpando;

- Pense também nos lugares “escondidos” = debaixo da cama e do sofá, dentro dos armários e atrás dos móveis;

- Elimine o mau-cheiro, os germes e a sujeira para ter uma casa mais limpa e sadia. Use produtos de limpeza desinfetantes e desodorizantes.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os clássicos: preto e branco

A moda deste verão aposta no clássico preto-e-branco – peças essenciais em qualquer guarda-roupa. Mas, será que você sabe como lavá-los para que sejam conservados cores e brilho?
Sim, justamente por serem atemporais (clássicas, ora), algumas peças tendem a acompanhar nosso guarda-roupa durante VÁRIAS estações… só cabe a você (ou a sua lavadeira, se você for um daqueles “seres privilegiados do universo”) manter a cor e o excelente estado das suas peças fundamentais.
Mais branco que o próprio branco
Deve-se lavar peças brancas sempre em água fria com sabão líquido. Entretanto, para dar aquele “tcham” à cor, você pode, de tempos em tempos (aqui na Terra do Gelo, de verão em verão, ou seja, de ano em ano),dar uma lavadinha na máquina em água morna com um pouco de água sanitária. Mas, não exagere porque as roupas vão ficando amareladas… Para melhorar ainda mais o “tcham”, estenda suas roupas brancas ao sol porque ele tem efeito clareador e desinfectante.
Outra dica eficiente é mergulhar as roupas numa mistura “meio a meio” de água com suco de limão OU água com vinagre branco aquecido. Deixe as peças de molho a noite inteira e, pela manhã, lave normalmente e estenda ao sol.
Para tecidos delicados como seda, recomendo mergulhar as roupas em 4 litros d’água onde, previamente, foi adicionada uma garrafinha (100ml) de água oxigenada (peróxido de hidrogênio)- volume 10. Deixar de molho algumas horas, em seguida, lavar à mão e estender à sombra.
O preto sempre preto
Para selar a cor de uma roupa escura ou preta (não permitir que ela manche aquela blusa maravilhosa bege caramelo que você comprou numa pechincha), você deve mergulhar as roupas ao avesso (antes da 1ª lavagem) numa mistura de água fria com sal ou vinagre – sendo uma parte de sal (ou vinagre) pra três partes de água. Você pode colocar o sal também diretamente na água da lavagem.
Como os cristais de sabão (aquelas bolinhas mínimas do sabão em pó) se dissolvem com dificuldade em água fria, recomendo usar sabão líquido, evitando, assim, marcas brancas de sabão nas roupas. Depois, é só estender à sombra (porque o sol descolore tecidos escuros).
E você, tem alguma dica??? Compartilhe conosco!

domingo, 10 de janeiro de 2010

As dívidas do final de ano


Começo de ano. Os extratos de cartão de crédito não param de chegar e as dívidas não param de se acumular. Como gerenciar as dívidas de fim de ano?

Aqueles que “abusaram” durante as festas de fim de ano e aqueles que preferem evitar as dores de cabeça o ano que vem precisam levar em conta algumas recomendações e conselhos de planejamento financeiro.

1. Fazer um empréstimo pessoal a uma taxa inferior ou pedir uma linha de crédito para consolidar as dívidas do cartão de crédito.
Os cartões de crédito são, na verdade, a forma mais cara de financiar compras, porque eles oferecem os juros mais altos do mercado. Se acontecer de faltar dinheiro na conta para saldar a fatura do cartão por inteiro, de uma vez só, a melhor coisa é usar outro meio para saldar a dívida. Leia-se: economize em juros consolidando a dívida a uma taxa inferior enquanto você junta dinheiro suficiente para tapar o buraco. Uma vez consolidada a dívida, o mais importante é reembolsar primeiro os saldos com juros mais altos.
EVITE pagar o extrato do cartão pela metade, pelo terço ou apenas o saldo mínimo. Assim, você só faz aumentar a dívida em progressão geométrica.

2. Estabeleça um orçamento para eliminar as dívidas o mais rápido possível. É preciso resistir à tentação de acumular mais gastos nos cartões de crédito e, sobretudo, EVITE as famosas compras do “compre agora e só pague ano que vem”.

3. Re-avalie seus cartões de crédito mais uma vez (eu faço sempre isso) e elimine aqueles que têm juros altos ou custos anuais salgados, sobretudo taxas para serviços raramente usados.

4. Muitas pessoas recebem aumento no primeiro salário do ano, ou, por algum tempo ainda (e somente no Brasil) recebem 13º salário. No lugar de aumentar as despesas por causa disso, que tal usar essa graninha a mais para saldar as dívidas?

5. Não toque na sua poupança. Pode ser bem tentador acabar com aquela poupança de anos para pagar as dívidas, mas a maioria das pessoas vai perder muito com essa ‘troca”. De fato, tirando dinheiro da sua poupança (ou eliminando completamente a existência) para saldar uma dívida imediatamente pode parecer um bom negócio, mas, vão eliminar também uma segurança, uma ajuda para um período de vacas magras, que pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Somos iguaizinhas, eu acho.



Eu te conheço. Aliás, te conheço bem. Quer ver?


Você trava uma busca constante e recorrente por suas chaves… Convites, anotações e cartas se perdem no mar de papel (lixo) em cima de sua mesa… Você nunca usa um calendário (ou uma agenda) porque seus compromissos são “anotados” na cabeça… Na véspera de um evento importante, você planeja a roupa perfeita (o único problema é achar as coisas no seu guarda-roupa é quase impossível)… Seus filhos estão sempre procurando um dever perdido pela casa, os brinquedos preferidos, etc… Esse não era o exemplo que você queria dar a eles. Acertei?


Sua casa não é seu castelo de princesa tão desejado e sonhado; de castelo, passou a ser prisão. Por quê? A culpa tomou conta dos espaços, por quê? Eu entendo tudo isso. Você queria uma casinha arrumadinha, perfumada, coisas no lugar e facilmente acessíveis. Você sonhava com uma experiência de vida mais rica, mais positiva, mas tudo parece se tornar facilmente um drama por causa, de certa forma, da (falta) de organização.


Pare de ficar triste, de se lamentar e de viver o drama. Vamos agir? Vamos pensar em si mesmo, na nossa energia interna, na nossa alegria, na nossa sensação maravilhosa de conquista. Vamos pensar nisso tudo e agir. Colocar a mão na massa, literalmente.


Não espere nenhum milagre de organização na sua casa no primeiro dia. Organizar alguma coisa, sobretudo uma casa inteira – com histórias e acúmulos desnecessários de anos – ou seja, sua vida, não acontece de uma hora pra outra, assim, do nada. Um trabalho desses exige planejamento e investimento pessoal. Comece do começo, devagar, passo a passo. E aproveite, lentamente, a maravilhosa sensação de conquista que você vai ter desde o primeiro dia e do primeiro momento que você começar a agir.


E então, vamos planejar?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Desordem doméstica – como detectar esse problema?

Eu não sou organizada, como já disse VÁRIAS vezes aqui. Não nasci com esse “opcional” (fantástico, por sinal!) de fábrica. Muito pelo contrário, nasci BEM “defeituosa” – desorganizada e meia! Mas, tento… e os dias passam e a luta continua.
Como eu descobri que era assim? O CAOS instalado em alguns lugares da casa e pequenos probleminhas do dia-a-dia me abriram os olhos. Fora isso, percebi que o acúmulo de tralha estava na raiz desse meu problema. Como detectar que existe um “probleminha” desses com você também?
• Você leva 10 minutos procurando as chaves do carro (ou da casa) antes de sair. Sempre.
• Você tem que re-organizar a cama para achar um lugarzinho para dormir.
• Você tem dinheiro suficiente para pagar as contas, mas cadê elas? (no caso de não conhecer a resposta: eis o problema! Você não as acha NUNCA!).
• Você abre as portas dos armários bem devagarzinho com medo do que possa cair na sua cabeça ou do que possa sair dali.
• Alguns artigos de primeira necessidade (leite, papel higiênico, etc.) estão sempre em falta.
• Seu armário da cozinha está lotado de potes de margarina no lugar de alguns poucos e organizados depósitos plásticos (com suas devidas tampas).
• Você comprando coisas duplas, triplas para substituir aqueles que você não consegue encontrar dentro de casa, como o espanador, a pá da cozinha, um vidro de detergente, etc. Caso grave: você faz isso uma, duas, três vezes, para uma mesma coisa.
• O jantar dessa semana foi fast-food (comida de lanchonete) pelo menos três vezes, e olha que hoje ainda é quarta-feira!
• Cada vez que você vai passar um final de semana fora, ou sai de férias, sua casa fica com um curioso cheiro de “sei-lá-o-quê” enjoativo. Por que será?!
Se você disse SIM a pelo menos uma das situações abaixo, fique alerta. Se disser SIM a duas (ou mais), comece o tratamento já!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Guardar ou jogar fora? – a vida útil dos documentos


É inútil querer guardar todo tipo de documento porque, no final das contas, para alguns você estará apenas entulhando. Mas, a pergunta que não quer calar é – quantos anos devemos guardar cada tipo de documento?
- Os extratos bancários, de seguro-desemprego ou de pensão, assim como os extratos com saldo de dívidas pagas, devem ser conservados durante 6 anos. As declarações de Imposto de Renda e qualquer documentação conexa (como os recibos médicos, por exemplo) devem ser guardados 3 anos (ou 6, se você for trabalhador autônomo ou tiver uma empresa).
- Se você morar de aluguel, conserve o contrato inicial durante 3 anos após o fim do mesmo. Os locatários podem ser processados a qualquer momento durante esse período. se você for o proprietário, guarde os recibos de aluguel durante 3 anos.
- Vários fornecedores de serviços residenciais (eletricidade, telefonia, água e esgotos, etc.) não fazem nenhuma recomendação quanto à conservação de seus recibos. Visto que as empresas “sugerem”, cada vez mais, que passemos a receber os boletos eletronicamente (medida ecológica bastante significativa), isso não deve ser preocupante. Basta fazer um back-up freqüente (em CD) de seus arquivos de e-mail do computador.
- Quanto aos comprovantes de depósito e de investimentos, de previdência privada, etc., guarde-os até que algo tenha mudado no plano. A mesma coisa vale para os contratos de seguro (de vida, saúde, de residência, etc.).
- Os recibos de consertos de eletrodomésticos de mais de 50$ (no caso do Canadá, com taxas e mão-de-obra incluídas), melhor guardá-los durante 6 meses. Esse tipo de conserto tem garantia de 3 meses e você tem 3 meses para reclamar em caso de quebra/ mau funcionamento do aparelho.

Alguns documentos devem ser guardados a vida inteira, sobretudo certidão de nascimento, de casamento (ou julgamento de divórcio), testamento, certidão de óbito, certificado de cidadania, diplomas e boletim de notas.
Fora esses papéis citados, nada mais deve ser conservado e estocado em casa. O resto, é tralha! Lixo neles!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Padrão (de limpeza) impossível?

Você sabia que segundo pesquisas americanas, quatro em cada dez pessoas são desafiadas (submergidas) pela vida em casa? Não estou falando de se sufocar por ficar muito em casa, estou falando da vida doméstica, aquelas tarefas nada interessantes que temos que fazer repetidas vezes por semana, anos a fio, a vida toda.
O problema todo vem do fato de termos criado um tal de “padrão de limpeza e organização” difícil de atingir! Ô bichinho para atrapalhar a vida da gente, sô! Todo mundo quer ser perfeitinho, bem organizado, ter sempre sua casa limpinha como a gente vê nas revistas, mas não entende porque não consegue.
Na vida real – aquela de quem lê a revista – achamos sempre que o outro (o amigo, a vizinha, a prima) é sempre mais organizado e limpo que nós. É a famosa história da grama, ela sempre é mais verde no quintal alheio.
Raramente, somos capazes de enxergar através e descobrir a verdade sobre o clutter e o caso na vida do seu modelo de perfeição. Quando visitamos alguém assim, admiramos a casa, a limpeza e até a decoração (que ficou mais bonita pela eliminação das tralhas) e não nos damos conta do trabalho que foi para chegar nesse nível. Pode ter sido apenas uma estratégia muito conhecida de todos: a “escondidinha” no armário. Ou ainda, a eliminação superficial das tralhas e das montanhas de jornais e revistas em algum armário do banheiro, uma enfiadinha da pilha de roupas sujas em algum buraco da casa. Ou ainda pior, pode ter sido mesmo uma BAITA limpeza e declutter.
Aí você se pergunta: por que ela consegue e eu não? Será que eu tenho um problema?
Não, você não tem um problema. Você é como todas nós, normal. Lembre-se: você não é preguiçosa, nem doida, nem burra. O que você precisa é aprender algumas coisinhas… Adquirir certas habilidades necessárias para o serviço doméstico (se você não quiser se tornar uma escrava do lar) e para um ambiente clean (limpo) e organizado na sua casa.