Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que fazer para o jantar?


Ô perguntinha para me perturbar… Isso acontece com você também? Planejar cardápios já é difícil e, muitas vezes, desafiador – ter que reunir e respeitar os gostos de todos da casa, o estoque da dispensa, etc. – imagina quando o orçamento diminui!



Na verdade, a escolha do cardápio começa nas compras. E a idéia é economizar na hora das compras no supermercado, com certeza, mas como?



Sei que muitas de nós temos nossos mercados preferidos, em geral pequenos, de bairro e com produtos maravilhosos (frescos, na maioria dos casos) e um atendimento fantástico e personalizado. A idéia aqui não é parar de freqüentá-los, e sim, optar por eles na compra daqueles produtos “especiais”, como frutas, verduras, carnes, leite e ovos.
E o grosso das compras, as latas de conserva, as massas, cereais deixamos para os grandes supermercados e redes de hipermercados, capazes de oferecer grandes descontos nos produtos e nas compras em grandes quantidades. Mas, para ter certeza de que no seu caso, a coisa funciona e que você pode mesmo fazer economia, terá que analisar suas compras e os preços praticados nos seus mercados escolhidos.



Eu fiz isso. Escolhi três (super)mercados preferidos. Os critérios?
Melhor localização – aquele onde posso ir a pé com meu carrinho e fazer aquelas compras rápidas, necessárias e urgentes ou ir de carro (ou de táxi) e fazer aquelas compras maiores, mais pesadas e duradouras.
Meus produtos – fiz uma lista dos produtos (e marcas) que compro com mais freqüência e onde achá-los exatamente. Ao lado, marquei o preço praticado (em média) nos vários locais. Percebi que a maioria dos produtos de marca que eu comprava poderia ser “substituída” por produtos da marca da rede de supermercados com igual qualidade e preço BEM reduzido. Assim, o fiz. O resultado disso, eu percebi na nota fiscal. Bem menor!
Melhor preço – Com a troca dos produtos de marca pelos produtos da marca da rede de supermercados, a economia já apareceu. A partir daí, as economias viriam de outras estratégias utilizadas sempre freqüentando os mesmos supermercados e mercados menores.



Faça o mesmo. Vai levar mais que cinco minutos, eu sei, vai exigir também uma visitinha mais atenta aos mercados escolhidos e um belo passeio pela sua cozinha e dispensa. Mas, em tempos de crise e de economias forçadas (e necessárias) para todos, acho que pode valer muito à pena.



O que você faz para economizar nas compras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário