Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 23 de março de 2010

Capacidade de mudar – ela existe em nós

Esse ano, eu quero emagrecer. Vou entrar em forma. Vou tentar me entender melhor com minha tia. Vou começar aquele negócio que eu sempre quis.


Quantas de nós já fez planos como esses? Quantas de nós espera o fim do ano (ou o começo) para fazer um balanço das conquistas (ou não) e fazer novas resoluções? Nós TODAS temos sempre alguma coisa que queremos mudar em nós mesmas ou que queremos começar a aprender.

Algumas querem perder peso, outras querem se tornar mais organizadas, ou ainda, tem aquelas que querem deixar de fumar ou largar o amante.


Há também aquelas que esperam o Ano novo, o aniversário, ou uma situação como um divórcio, uma separação, uma morte, para desejar mudar. É numa hora como essas que começamos a planejar realizar aquilo que sempre desejamos, dar aquela guinada que nos amedrontou tanto tempo. Só tem um detalhe: a situação aparece, a resolução é criada, mas basta que se passe alguns dias ou algumas dificuldades apareçam no percurso, e pronto, os tais planos são colocados de lado, engavetados ou até assassinados. Não porque deixamos de querer tudo isso, mas porque não sabemos como mudar e começar a agir.


Eu acredito que as pessoas possam mudar. Não apenas superficialmente ou temporariamente. Acredito que temos a capacidadede organizar nosso interior e fazer as coisas acontecerem em nós mesmos e em nossas vidas. Que temos, em algum lugar dentro de nós, um estoque de sensibilidade para saber quando e o quê parar de fazer para parar de atrasar nossas vidas. Parar de fazer coisas que nos puxe para trás ou que nos cause sofrimento e criar uma vida de significado, paz e felicidade.


Mas, não é fácil. Qualquer pessoa que tenha tentado mudar um hábito ou fazer algo novo sabe. Parece que nosso cérebro cria tendências tão fortes que não conseguimos parar de faezr sempre as mesmas, sempre e sempre. A gente até diz que vai mudar, tenta, mas logo, logo, nos vemos fazendo as mesmas coisas de antes.


Para tornar um novo comportamento um hábito leva tempo e dá trabalho. Mas, isso é papo para outro dia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário