Buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 17 de março de 2010

Como escolher cortinas ?

As cortinas são muitas vezes o toque final da decoração interior. Em geral, vêm após a escolha do mobiliário, da cor das paredes e da decoração (e de seus maravilhosos acessórios).

Em princípio, qualquer janela pode receber belas cortinas. Só as muito pequenas não ficam bem. Neste caso, é melhor optar por venezianas (de plástico ou madeira). Além disso, sistemas inteligentes e astuciosos permitem que se coloque cortinas até naquelas janelas especiais (para não dizer, problemáticas). Por exemplo, mesmo se o cômodo tiver paredes arredondadas você pode optar por cortinas, que serão instaladas através de varões flexíveis que podem ser fixados no teto.

Mas, como escolher as cortinas que combinam melhor com a decoração interior?
Sendo o “toque final” da decoração de um cômodo, a escolha será determinada principalmente pelo estilo do quarto, da sala criados pelos móveis e do tipo de ambiente que se deseja criar. Por exemplo, se você tem um mobiliário design, ele irá muito bem com persianas coloridas ou cortinas com desenhos contemporâneos.

Mas, se você for daquele tipo apaixonada por móveis de época, tipo Louis XVI, saiba que esse mobiliário vai exigir cortinas bem pesadas e com estampas de medalhões, muito brocado e dourado por todos os lados. Cria-se um ambiente mais pesado e, inevitavelmente, escuro. Pode funcionar bem para um cômodo que pede tranqüilidade e seja mais reservado, como uma biblioteca ou uma sala de estudos.

Basta um pouco de bom senso para evitar algumas escolhas estranhas e desastrosas: você não escolheria uma cortina 100% sintética para uma casa com estilo campestre, não é? Nem uma muito pesada com flores para um loft contemporâneo, não é mesmo?

No entanto, temos de levar em conta o ambiente imediato das cortinas. Se você tem um cômodo com um pé-direito baixo, dê preferência a cortinas com listras verticais que dão uma impressão de altura. Além disso, se você tem um teto ou um piso um pouco irregular, as listras verticais vão quebrar a assimetria (e dar um aspecto regular, correto), enquanto listras horizontais vão reforçá-la ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário